sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Novo Tucano e tutorial de como usar as frequências

Depois de ter ficado muito tempo em standby, o blog tá aqui com mais uma inovação e mais um tutorial: trago o novo Tucano  T-27S e um tutorial de como usar as freqências do FG.

1: Novo Tucano

Devo dizer, inicialmente, que apenas algumas coisas novas fui eu quem fiz: a textura realística, o som e os novos submodelos peguei "emprestado" de outro tucano que achei na net, mas que não rodava aqui. Aí resolvi adaptar. Ele vem com uma fumaça mais leve, a cabeça dos pilotos se move com o aileron e a força G entre outras coisas legais. Para baixar, clique aqui.

2: Usando as frequências

Esse breve tutorial vai ensinar a a usar o rádio do seu avião no FG. Para o tutorial, vamos usar o Seneca II.

1: Descobrindo as frequências
Para achar as frequências, primeiro vá no menu, ATC e depois em frequencies. Vai abrir uma janela, e então digite no campo o ICAO do aeroporto (ex.: KSFO, KLVK, SBCT e etc). Vai abrir uma nova janela, mostrando várias frequências. Você irá usar a frequência da torre, no caso, TOWER. Não use nenhuma da ATIS. Memorize essa frequência.
Agora aperte F12 para abiri o menu de configuração das frequências. No campo COM1 digite a frequência da torre. Agora vá ao mapa do fg (www.mpmap01.flightgear.org) e procure seu aeroporto. Selecione uma das pistas e clique no quadrado ao lado do nome. do outro lado da pista irá aparecer a frequência da pista. Essa frequência vc irá digitar no campo NAV1 e NAV2 da janela de configuração da frequência. Clique em Apply e em OK. pronto! para fazer contato com a torre para decolar, aperte ' e enter. A torre responderá quando vc estiver livre para decolar (a resposta da torre é escrita em verde). Quando for pousar, aperte novamente ' e enter. A torre irá pedir que você informe quando estiver no downwind, base ou final. Quando vc estiver em uma dessas posições, aperte novamente ' e enter para informar a torre. Caso esteja com o trem de pouso levantado, a torre irá te avisar. Assim que pousar, acesse novamente o menu da torre e selecione a segunda opção para a torre lhe autorizar o taxiamento. Caso precise arremeter, selecione a primeira opção ao invés da segunda e repita os procedimentos de pouso. 
Observe a seguinte imagem:


 Para você entender melhor como navegar perto da pista e como usar o rádio observe a imagem:

Circulado de branco, vc tem um instrumento (que não sei o nome) que indica seu alinhamento com a pista. A seta amarela é partida em três partes: uma movel e duas fixas. Quando a parte movel se alinha com as duas partes fixas, é sinal que você está alinhado com a pista. Se a seta estiver pra esquerda, vc deve ir a esquerda e a mesma coisa caso esteja pra direita . 

Circulado de amarelo: Luzes de VASI. Essas luzes indicam sua altitude em relação ao glideslope. Quando elas estiverem brancas e vermelhas, vc está na altitude certa. Se estiverem todas brancas você está acima do GS e todas vermelhas, abaixo do GS.

Circulado de vermelho: Indicador de ILS. Esse instrumento possui duas barras: uma vertical e outra horizontal. A vertical mostra seu alinhamento em relação à pista da frequência NAV1, e opera igual à "seta amarela", e a barra horizontal, indica sua posição no GS. Barra acima do centro, você está abaixo do GS, e barra abaixo do centro, vc está acima do GS.

Sublinhado de vermelho: NAV1. Se achar mais interessante, você pode ajustar as frequências pelos aparelhos. Para isso, escolha uma das duas frequências. Se já estiver do lado direito do aparelho, ok, caso contrário, aperte o botão com um ponto vermelho em baixo. Para ajustar, use o botão com um ponto azul. Assim que ajustar, aperte o botão com ponto vermelho para tirar a frequẽncia de Standby. Se quiser mudar, aperte o botão do ponto vermelho, ajuste e aperto-o novamente. Se você for voar de um aeroporto ao outro, ajuste cada uma das frequẽncias com a pista de cada aeroporto. Assim, chegando perto do aeroporto basta tirar a respectiva frequência de standby! A frequência em standby não opera, e é a que pode ser ajustada, ou seja, a que fica na parte direita do equipamento.

Qualquer dúvida, é so perguntar (digo pq acho q não expliquei bem).
E pra terminar, uma foto do Tucano. (esse ai ta com um chock a mais do que o pra baixar.)
 É isso aí! Até a proxima!

4 comentários:

  1. Sim. O link está logo no início do post

    ResponderExcluir
  2. como faço para instalar no flightgear???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise no meu blog. foi uma das primeiras postagens que fiz (:

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvidas (Caso tenha um problema que exiba uma mensagem, escreva ela no comentário!).