Aos iniciantes

Assim como eu disse na página "sobre o FlightGear", meu blog dirige-se exclusivamente aos usuários de um sistema operacional maravilhoso: o Linux e suas redistribuições (como o Ubuntu que é o meu, o Debian, entre outros), mas nada impede que usuários de outros sistemas operacionais usufruam do meu blog! Estou aqui para ajudá-los, indpendente do Sistema operacional! Eu decidi criar este blog pois eu mesmo já fui um piloto que nem o Cessna tirava do chão, não sabia nem por onde começar! Então, pensando nisso criei este blog, pois sei como é decepcionante vc não saber jogar um jogo desses!
Para maiores detalhes sobre o FlightGear, entrem na página oficial do FlightGear que é www.flightgearbr.org.



Tutorial para iniciantes
  
Nesta página, vou ensinar como instalar, rodar e jogar. Usuários de outros sistemas operacionais (Windows, Mac entre outros), me perguntem se tiverem dúvidas!

1.Instalação

Para quem está começando, o primeiro passo é instalar o jogo! Essa tarefa não é difícil e (exceto pelo download) é bem rápida. Vamos lá:

1°: Abra o Gerenciador de pacotes Synaptic (Menu Sistema-->Administração--> Gerenciador de pacotes Synaptic)

2°Na guia Pesquisa rápida, Procure pelos seguintes pacotes e os marque para instalação clicando com o botão direito do mouse em cima deles e clicando em "Marcar para instalação":

 -flightgear (e caso abra uma janela falando sobre outros pacotes para instalar clique em instalar ou algo assim);
-simgear x.y.z (x, y e z são números, como por exemplo, simgear1.9.1 que é o mais comum);

-simgear-dev;
-fgfs-base;
-libopenscenegraph e
-openscenegraph.


Caixa de Pesquisa rápida

Marcando para a instalação


























Após terminar a instalação, feche tudo.

2. Rodando o FlightGear

Para rodar o FG, vá no menu Aplicativos-->jogos e clique em "FlightGear"! Você irá rodar com o Avião Cessna 172P, no modo básico! Isso por enquanto será útil para os próximos tópicos!

3. Como jogar???

Eis a pergunta que todo iniciante já fez quando foi jogar o FG. O tutorial que está aqui foi retirado do blog TuxResources e editado por mim. Esse foi o tutorial que me ajudou a aprender a jogar FlightGear.



Apertem os cintos, o piloto usa Linux!


Que tal esperimentar o prazer de voar livremente pelos céus, porém com todo o conforto do seu lar, e o melhor, sem riscos de nenhum acidente! Com os simuladores de vôo isso é possível. Neste artigo iremos conhecer o Flight Gear, um simulador de vôo open source muito bom, e o melhor: gratuito.
Cancele seus compromissos do dia pois após instalada esta maravilha, você não vai mais querer parar. Trace seus próprios planos de vôo, decole, pilote, manipule todos os aparelhos e pouse. Tudo isso é possível com o Flight Gear.
Instalar o Flight Gear é muito simples na maioria das distribuições Linux.
Após o simulador carregar, você deverá se deparar com a seguinte tela:

Caso você tenha se deparado com uma tela toda escura com algumas luzes, você pode estar tentando voar à noite. O Flight Gear tenta pegar a hora GMT0 e verifica o timezone que você está no mapa com o avião, daí se configura para o horário local no jogo. Mas não se preocupe, para nosso primeiro vôo, vamos voar de dia para nos acostumarmos com a aeronave antes de tudo. Vá até o menu Environment -> Time Settings e selecione a opção Noon. Agora sim está dia! :D
Bom, se sua placa de vídeo for boa, seria interessante habilitar todos os efeitos visuais do simulador, melhorando a qualidade. Por padrão, o Flight Gear abre com todos os gráficos no mínimo, de forma mais humilde. Para melhorarmos isso vamos em View -> Rendering Options e ativamos todos os efeitos visuais.
Antes de sairmos do chão, nossa primeira e rápida aula sobre os controles básicos do simulador. Leia todos estes itens antes de prosseguir:
  • Para começar, a tecla P irá pausar/despausar o simulador, caso você tenha que atender o telefone por exemplo.
  • Ao entrar no simulador, você estará no modo janela, com o mouse livre para navegar pelos menus, minimizar a janela ou redimensioná-la.
  • Ao clicar uma vez com o botão direito do mouse, você entra no modo de controle (o ícone do mouse muda para uma cruz), e ao mover lentamente o mouse, você irá mover o manche do avião. Note que este é um controle sensível, e não tem efeito nenhum enquanto o avião estiver no chão. Mantenha o manche centralizado antes da decolagem para evitar um acidente logo de início.
  • Ao clicar mais uma vez com o botão direito do mouse, você passa para o modo de visualização (o ícone do mouse muda para uma setinha direita/esquerda). Ao mover seu mouse, você verá à partir dos olhos do piloto, e tem total liberdade para olhar para cima, para baixo, para os lados, para traz, etc. Faça uma breve inspeção em sua aeronave e centralize sua vista (dando um clique em qualquer lugar com o botão esquerdo do mouse) de forma que você consiga ver bem a pista a sua frente e ao mesmo tempo uma boa parte do painel.Você também pode usar as setas do teclado, pressionando Shift mais a setas para o lado que quer olhar e também pode usar Shift mais PgUp, PgDown, Home e End para ter outras visões. Alguns instrumentos são muito úteis quando se está voando.
  • Ao clicar com o botão direito do mouse novamente, você volta para a visão em modo janela e fica com o mouse livre para navegar por todas opções (isso inclui a possibilidade de interagir com os botões do painel).
Entendidos os modos, vá para o modo de visualização e tente olhar um pouco abaixo no seu painel por uma alavanca de potência. Após visualizada a alavanca, vá para o modo janela novamente para poder interagir com os botões. Para aumentar a rotação do motor, você irá usar PgUp e PgDown para aumentar e diminuir a rotação. Você pode pressionar e segurar por um tempo, até que ela fique completamente afundada. Estaremos assim, dando potência máxima para a decolagem. Após fazer isso, você pode pausar o jogo com a tecla P para evitar que o avião saia correndo pela pista enquanto você continua lendo as instruções Você pode ainda usar Shift + B para acionar os freios e o mesmo comando para liberá-los mais tarde. Após dar potência máxima e pausar o jogo, vá ao modo de visualização e controle sua visão para que consiga ver melhor a pista de decolagem.
Agora que o motor está com potência máxima, o avião deve começar a andar sobre a pista. Utilize as teclas “,” e “.” para dirigir o avião e mantê-lo na rota. Estas teclas acionam os freios da esquerda e direita respectivamente, o que fazem o avião virar na pista. Pode ser difícil no começo controlar, mas com cuidado não deixe que o avião saia da pista.
Com o avião em velocidade, e dentro da pista, vá avançando e quando o final da pista começar a se aproximar, vá para o modo de controle para poder controlar o manche com o mouse ou use as setas do teclado. Não tente dar uma de apressadinho, deixe que o avião corra pela pista o máximo possível (verifique se o manche se encontra levemente afundado de forma que o avião não vá subir ainda), afinal, se você não ganhar velocidade suficiente, você irá decolar e em seguida perder altitude fazendo seu avião cair. Quando o final da pista estiver realmente próximo, mova suavemente o mouse para traz (ou pressione a seta pra baixo) fazendo com que o manche seja puxado para trás. Com isso o avião deverá decolar. Não faça movimentos bruscos nem tente uma subida muito íngrime. Tenha em mente que se você tentar subir de uma vez a aeronave, ela ficará muito em pé, perdendo velocidade e ficando sem sustentação no ar, entrando assim, em uma queda muito rápida. O mesmo para virar, lembre-se que você está em um avião e não em um carro de corrida.
Você deve controlar sua aeronave movendo o manche de forma suave e nunca deixar que ela deite muito ou embique para cima ou para baixo demais. Vá voando e se distanciando do aeroporto. Quando chegar a uma boa altitude, tente estabilizar ao máximo a aeronave, e curta a visão. Para mudar os ângulos de vista, precione a tecla “V“. Visualizando sua aeronave por fora, você pode controlá-la pelas setinhas do teclado, se preferir, no entanto preste atenção na forma de controle. Não segure o botão pressionado, mas pressione e solte o botão rapidamente (controle de “toquinhos”). Uma vez que você apertou a setinha para baixo, por exemplo, você faz com que o manche vá para trás um pouco e o avião comece a subir, no entanto o manche não irá voltar, ele permanecerá naquela posição. Se você pressionar novamente a seta para baixo, ele irá subir mais, e assim por diante, até que você começe a pressionar a seta para cima. Tome muito cuidado. Para voltar ao cockpit pressione “Ctrl + V“, e você poderá então mudar para o modo de controle e assumir o manche da aeronave com o mouse novamente.
NOTA: Quando você estiver pilotando com uma visão externa, os modos de controle e de visão continuam funcionando. A diferença é que no modo de visão você irá rotacionar a aeronave para ter uma vista periférica da mesma. Só tome cuidado que mesmo com o jogo pausado, o modo de controle funciona e você pode acabar mexendo totalmente o manche, fazendo com que, ao despausar, sua aeronave perca totalmente o controle. Vejam só como ficou minha aeronave após a decolagem:

E com isso concluímos nossa instalação, configuração e primeiro vôo no Flight Gear. Se alguma coisa der errado, você pode começar de novo indo em File --> Reset. Com isso sua aeronave irá voltar para o aeroporto, no entanto o motor estará desligado. Para dar partida no motor e começar tudo novamente, basta apertar 3 vezes Shift+] e depois segurar "s" até "pegar", ou você pode clicar no botão de partida, no seu lado direito (perto do manche), até que a chave aponte para cima, ativando o tanque de combustível. Uma vez para que o tanque de combustível esteja ativado, clique e segure para dar a partida, só que desta vez na extremidade direita do botão (START). Para saber qual é o botão, ele fica do lado inferior esquerdo do manche esquerdo. Veja a imagem à seguir:
DICA: Para saber onde vc pode clicar, aperte ctrl+c para ver os botões clicáveis!
Chave de ignição

Chave com a marcação amarela de onde dá pra clicar

os botões quando se aperta ctrl+c

Com isso concluímos nosso primeiro vôo no Flight Gear. Agora um bom lugar é a própria ajuda do jogo (Help) e a wiki do flightgear (http://wiki.flightgear.org/index.php/Pt/P%C3%A1gina_principal ou http://wiki.flightgear.org/index.php/Main_Page) que deve nos ensinar mais sobre como pilotar.
Você também pode ir em Help e start Tutorial, ele ensina como voar (decolar, pilotar e pousar), porém está tudo em inglês!
Seria interessante aprender um pouco sobre os “flaps”. Ele podem ser modificados com as teclas “[" e "]” e possuem ajustes próprios para decolagem, vôo e pouso. Ajustar os flaps para o modo decolagem, por exemplo, deverá facilitar bastante na hora de decolar sua aeronave, por outro lado, se mantiver esta mesma configuração de flaps da decolagem no pouso, você poderá encontrar grandes problemas.
Pousar é realmente um problema, e é a parte mais difícil do vôo. Você precisará praticar bastante para conseguir a perfeição. A dica é consultar os manuais (não só os do jogo como manuais de vôo mesmo) para colocar os flaps na melhor posição para pouso. Você deve chegar ao aeroporto já alinhado com a pista bem antes. Se você estiver se aproximando da pista de pouso com o avião torto, nem tente o pouso. Nesta situação o melhor a fazer é subir novamente e fazer um retorno bem aberto antes de voltar ao aeroporto. Aproxime-se lentamente da pista de pouso mantendo-a bem centralizada, diminua a potência lentamente de forma que quando chegar na pista, você esteja com velocidade mínima ou próxima da mínima.
Vá descendo devagar, repare no seu altímetro para ter o exato controle de quantos metros faltam para tocar no chão. Tente tocar as rodas de forma suave e com cuidado para que o avião não encoste no chão e suba novamente. Após tocar o chão e começar a correr pela pista, controle os freios (direito e esquerdo) para manter o avião alinhado, e vá parando lentamente o avião pressionando o botão dos freios “b” com calma (pressione e solte, pressione e solte). Quando o avião estiver quase parado, pressione “Shift + B” para acionar os freios totalmente e estacionar a aeronave. Corte o combustível (shift+ [ 3 vezes) para desligar o motor.
Para escolhermos outras aeronaves, será preciso iniciar o Flight Gear passando alguns parâmetros (por isso eu disse que ele não possuia uma interface gráfica). Funciona assim:
fgfs –show-aircraft : Este comando lista o nome de todas as aeronaves disponíveis.
fgfs –aircraft=nomedaaeronave : Este comando inicia o Flight Gear e seleciona a aeronave desejada.
Exemplo: fgfs –aircraft=787
Fácil não é mesmo? Agora é só se divertir pilotando diversas aeronaves pelo mundo, lembrando que em cada aeronave, os controles são totalmente diferentes (uma boa dica é consultar as teclas de atalho na documentação do jogo para conseguir executar os comandos básicos em qualquer avião). Se você quiser se especializar melhor e seu inglês for razoável, você pode tentar o próprio tutorial do Flight Gear. Basta abrir o programa e navegar pelo menu Help -> Start Tutorial. São 4 tutoriais diferentes desde o nível iniciante até o avançado.
Vale ainda informar que o Flight Gear vem com mais de 20 aeronaves, mas só com 1 aeroporto e uma pequena região para você voar. Você até pode voar pelo mundo inteiro mas não verá os cenários destes locais, só oceano. Para incrementar ainda mais seu jogo adicionando vários cenários (todos os locais do mundo estão disponíveis) ou colocar mais aeronaves, visite o site oficial no endereço: http://www.flightgear.org/
Você pode ver um mapa mundi completo dividido por regiões para que você escolha qual parte dele deseja baixar neste link: http://www.flightgear.org/Downloads/scenery-0.9.10.html . O ftp oficial é muito congestionado, mas você pode usar o mapa apenas para ver o nome do arquivo que você precisa e baixar de um mirror, como este: http://mirrors.ibiblio.org/pub/mirrors/flightgear/ftp/Scenery-0.9.10/
Você ainda pode apoiar o projeto e evitar grandes downloads adquirindo todo o conteúdo em CD-ROM (no caso do jogo) e DVDs (no caso dos cenários) no link: http://cdrom.flightgear.org/
OBS: Em todas as minhas imagens, no menu principal, aparece o item Bombable, que no FG de vcs não terá! Para saber o que é isso, clique aqui.

Como voar online

Muito bem, você leu meu artigo anterior e começou a voar virtualmente com o Flight Gear Flight Simulator certo? Agora que tal voar pela internet, junto com várias outras pessoas? Imagine você voando num mundo virtual, com um espaço aéreo repleto de aeronaves, todas controladas por outros pilotos ao redor do mundo. Com o Flight Gear isso também é possível! Vamos conhecer um servidor online de Flight Gear. Acesse este endereço e veja um mapa virtual (graças ao Google Maps) que mostra todas as aeronaves online conectadas ao servidor e suas exatas posições.
Para se conectar à essa maravilha é muito simples. Basta passar o seguinte parâmetro ao chamar o Flight Gear: –multiplay=out,10,mpserver01.flightgear.org,5000 e você já se conectará ao servidor. Você pode unir este parâmetro a vários outros como por exemplo seu nickname (–callsign=NickName) e seu avião (–aircraft=nomedoavião). Vejam o exemplo abaixo:
fgfs –multiplay=out,10,mpserver01.flightgear.org,5000 –aircraft=c310u3a –callsign=SeuNick
IMPORTANTE: Todos os parâmetros são passados com 2 traços (- -). Mas no blog quando eu posto ele coloca só 1 traço e ainda não descobri porque.
Se você iniciar o Flight Gear com o comando acima, você se conectará ao servidor com a aeronave “Cessna 310U3A“. Basta trocar o “SeuNick” por um nick qualquer que você queira usar online. Após conectar-se, basta acessar este link e ver se seu nome já aparece no mapa.
PS: Pode ser que você veja alguém no mapa mas não consiga ver a aeronave deste piloto no jogo. Isso acontece caso você não tenha aquela aeronave instalada na sua máquina, portanto recomendo instalar todas as aeronaves disponibilizadas no site do FlightGear.
Bom vôo!



Isso é tudo pessoal. Espero ter ajudado. Lembrando que nem todos terão a mesma facilidade, então, em caso de dúvidas não deixem de me perguntar!
Mas,com certeza, vcs já devem ter imaginado como foi que aprendi "tanta" coisa sobre o FG, certo? Sabem como? EU SOU CURIOSO! Seja curioso, fuce, pesquise, teste e use a lógica (pra não fazer besteiras!)!
Até mais Pessoal!